Cobertura #SMWsp – 24 à 28 de Setembro de 2012

12-10-04_Imagem01

Na semana passada tive a oportunidade de participar do Social Media Week São Paulo  e acompanhar de perto as 6 frentes de conteúdo que o evento realizou. Durante 5 dias discutimos os rumos da comunicação digital e como acontece o relacionamento das marcas com os consumidores, na minha humilde opinião, o ponto nevrálgico desse grande evento.

12-10-04_Imagem02
No #ThinkTankStage, principal palco do evento, aconteceram profundas e provocadoras discussões sobre o mercado e social media. Grandes nomes da comunicação passaram por lá e dividiram com o publico um pouco daquilo que vivem e acreditam. As keynotes foram transmitidas ao vivo pelo fanpage da VIVO no Facebook, permitindo uma total interação com os aquelas pessoas que não puderam estar presencialmente no evento. Os videos já estão disponíveis no canal do YouTube da marca. Confira abaixo algumas das palestras mais inspiradoras e polemicas que aconteceram:
• CONVERSAMOS SOBRE O QUE INTERESSA. O RESTO É SÓ PROPAGANDA!
• DR À TROIS: DISCUTINDO A RELAÇÃO ENTRE AGÊNCIAS, AGENTES E BLOGUEIROS
• KEYNOTE: STOP PREDICTING THE FUTURE

12-10-04_Imagem03
No #LearningStage importantes profissionais do mercado compartilharam dados, cases e insights da sua caminhada profissional, em um ambiente super intimista. Por lá passaram nomes como Ricck Lopes, que apresentou seu polemico case Gina Indelicada, Kiko Steinhoff, apresentou o case da cervejaria Heineken ‘1 Like = 1 Curtir’, Eduardo Ourivio, apresentou o case da Spoleto com o Parafernalha, Ricardo Tronquini que apresentou o case ‘C&A Fashion Like’, entre outros.

12-10-04_Imagem04
No #BrainstormRoom aconteceram as discussões mais acaloradas. O espaço era dedicado à desconferências com grandes profissionais do mercado, com debates olho no olho. Para aqueles que sempre quiseram estar em uma mesa discutindo planejamento, criatividade, meios e conteúdo com profissionais inspiradores, esse era o local ideal. Durante o evento pude participar de debates com Fernando Diniz (Head of Strategic Planning na F.Biz), Eden Wiedemann (Coordenador de Social Media da Campanha de José Serra), Luiz Grottera (CEO da BrandiaCentral), Eduardo Lorenzi (Head de Planejamento Estratégico da Neogama/BBH), Renata Bokel (VP de Planejamento na AgênciaClick Isobar), Danilo Cid (Sócio-Diretor de Criação Ana Couto Branding&Design e professor da ESPM e Miami Adschool), Gabriela Hunnicutt (Sócia da Bold Conteúdo), Raphael Vasconcellos (Diretor de Creative Solutions na América Latina do Facebook), Flávio Proença (Diretor de Planejamento da Y&R), Cristian Mazzeo (Digital Guru da Y&R) e João Gabriel Fernandes (Diretor de Planejamento da Y&R).

12-10-04_Imagem05
No #PracticeRoom aconteceram os workshops sobre os mais diferentes temas relacionados a social media. Se você queria aprender e participar de verdadeiras aulas com grandes profissionais do mercado esse era o seu lugar. As vagas eram limitadas e o conteúdo apresentado era realmente muito rico. Consegui fazer minha inscrição e participar dos workshops de Foursquare e aplicativos geolocalizados, como usar? com Lucas Couto (Diretor de Conteúdo e sócio da It’s Digital, responsável pela primeira ação usando Foursquare no Brasil), APPS + SOCIAL + MOBILE = Novos paradigmas e Windows Phone com Henrique Mafroi (Gerente Técnico de Desenvolvimento da Nokia), Como usar o Google+ em ações publicitárias? Com Estevão Soares (Social Business Strategist da Estrategi.ca) e Gestão de crise em redes sociais, como fazer? com João Bell (Gerente da Divisão de Marketing Digital e Social Media da Vivo) e Roberta da Purificação (Consultora de Mobile e Social Media da Vivo).
Confira como foi o workshop Gestão de crise em redes sociais, como fazer?.

O evento também contou com atividades que aconteciam fora dos 4 ambientes do MIS: o Inspiration Lunch, que aconteceu de segunda a quinta e o SMW/Shared, que aconteceu na sexta feira.

12-10-04_Imagem06
O #InspirationLunch, que aconteceu pela primeira vez nessa edição do evento e uniu grandes profissionais de comunicação com alguns participantes convidados em um saboroso almoço Mube ou no Chez MIS. Na terça feira, 25/09, tive a honra de almoçar com Roberto Martini (Fundador, CEO e CCO da Cubo.cc), Guilherme Capella (Consultor de Marketing Digital), Liliane Bida (Analista de Projetos WEB na SKY Brasil), Fabiana Faria (Consultora e Produtora Conteúdo para Mídias Digitais) e Edina Candido (Sócia da Campo de Marketing). Durante 2 horas trocamos experiências sobre a nossa carreira e conversamos sobre o futuro da comunicação no Brasil e no mundo. Sem duvida, um dos grandes momentos do evento!

12-10-04_Imagem07
O #SMW/Shared aconteceu no ultimo dia do evento em mais de 23 agencias nas cidades de São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto e Santos. Com uma agenda especial, recheada eventos específicos, a ideia desse dia era dividir com os participantes o um pouco mais sobre o dia a dia do mercado de comunicação.
Pela manha participei de um Case Study na DM9DDB. Com pães de queijo, pipoca e guaraná grandes profissionais da agencia contaram como aconteceu todo o processo de criação e desenvolvimento do case ‘De Lavada’ da Consul e nos contaram um pouco sobre as principais estratégias e ações para o portal Terra. No final do evento a Manu Laragnoit fez a honras da casa e nos guiou em uma visita por dentro de uma das maiores agencias do país.
A tarde participei da dinâmica “Como resolver um job para ontem?” na Pólvora Comunicação. A agencia preparou um espaço com salgadinhos, pipoca, bolachas e refris, onde a equipe de Planejamento apresentou a dinâmica de trabalho da equipe, nos inspirou com algumas tendências e nos um Job para ser resolvido em 1 hora. A ideia era mostrar para o pessoal como é corrido o dia a dia de uma agencia de comunicação. Em duplas, apresentamos para os sócios da agencia, Jair Paulo Tavares Silva e Gustavo Jreige, soluções para o case ‘Como incentivar Europeus a fazerem viagens turísticas à São Paulo’ ou ‘Como mostrar que São Paulo é mais do que uma cidade de negócios’. No final da dinâmica rolou um happy hour com pizzas e cerveja e ainda ganhamos um presente super especial do pessoal da agencia.

Durante 5 dias, a edição de São Paulo do evento contou com a participação de cerca de 3.000 pessoas, mais de 120 palestrantes convidados e mais de 10.000 menções no Twitter. Com um line-up recheado de grandes nomes, o evento estava muito bem organizado e contou com ações da Lomadee, PepsiCo, Azul e Seara, com concursos culturais da Nokia Brasil e R18 Comunicação e fotografias super especiais do LambeLambe.
Deixou saudade! E que venha o próximo #SMWsp o/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s