Você S.A. – A sua principal marca!

Uma conversa sobre Cíbridismo e Marketing Pessoal.

macacotelefone

Somos uma geração conectada e vivemos em um tempo onde não existe mais a divisão entre os mundos online e offline. Hoje somos seres cíbridos, ou seja, nossos devices são extensões do nosso corpo. Do instante que acordamos ao momento de dormir utilizamos ativamente a internet. Interagimos digitalmente a todo o momento com outras pessoas e marcas através das mais variadas redes sociais. A realidade do mundo que vivemos atualmente é a concretização de ideias que há pouco poderiam ser descritas como ficção ou utopia. A revolução digital mudou completamente a forma que vivemos, estudamos, brincamos, trabalhamos, fazemos compras, interagimos com as outras pessoas e principalmente como nós posicionamos frente aos demais.

Se anteriormente nos preocupávamos apenas em como seríamos vistos e percebidos em ambientes públicos como na faculdade, no trabalho e em eventos sociais, hoje devemos nos preocupar também em como somos vistos e percebidos nos ambientes digitais, principalmente nas redes sociais.

Construímos a todo instante a nossa marca pessoal! E tal como as empresas, é imprescindível transmitir sua real identidade através do seu posicionamento perante a sociedade.
E você, já parou para pensar se a imagem que está transmitindo reflete a sua identidade pessoal?! Pois é, muitas vezes vamos levando nossas vidas sem nós preocupar com esses aspectos e acabamos não trabalhando nosso Marketing Pessoal, lembrando dele apenas nos momentos em que buscamos uma recolocação ou crescimento profissional.

Como nunca é tarde para começarmos a por em prática na nossa vida alguns dos conceitos tão usados pelas empresas, humildemente listo abaixo alguns pontos que, acredito, podem te ajudar a trabalhar seu Marketing Pessoal com eficiência:

• Saiba quem você é
Esse é o momento da verdade, mergulhe fundo na sua essência e encontre a sua Identidade Pessoal! Descubra, saiba e assuma quem você é e o que gosta, por isso não tenha vergonha das suas descobertas. Tenha orgulho da sua história, das suas lutas, das suas vitórias e das suas derrotas.

• Defina sua imagem
Tendo conhecimento da sua real e verdadeira identidade, você deve transmiti-la a todo instante, por isso esse é o momento mudança e da adequação.
Deixe tudo aquilo que é ‘velho’ ir embora, para assim dar lugar ao ‘novo’. Mude e transforme tudo aquilo que não representa a sua essência.
Nesse momento vale mudar o corte de cabelo, adequar seu guarda roupa com sua função profissional, polir se vocabulário deixando para trás palavras inadequadas, etc.

• Você S.A. oficial
Pode parecer estranho num primeiro momento, mas olhe para você como uma empresa.
Tenha uma ‘foto oficial’ (ela pode ser tirada no estúdio da faculdade, por um amigo fotógrafo ou pela sua irmã) em que seja possível visualizar sua imagem lapidada.
Também tenha, com a mesma Identidade Visual, cartões de visitas pessoais, um site e email com domínio personalizado na internet
Padronize sua foto de perfil e capa, descrições e linha de portagens nas redes sociais que utilizar, assim como uma empresa você deve ter uma unidade nesses canais.

• Não se enrosque nas redes
Faça uma análise do seu comportamento nas redes sociais e veja se ele é adequado a sua identidade e imagem.
Por mais difícil e trabalhoso que possa parecer, faça uma varredura nas suas redes e delete tudo que vá contra aquilo que você realmente é, como por exemplo um comentário acalorado sobre um jogo de futebol de 2 anos a atrás.
Também defina quais redes você irá usar e o que irá falar em cada uma delas.

• Mostre-se
Como fiz o ditado “quem não é visto, não é lembrado”.  Faça-se presente nos grupos de discussão do Facebook e do Linkedin, responda perguntas, debata e interaja.
Produza bons conteúdos e não apenas compartilhe textos de grandes portais.
Seja referência para outros profissionais.

• Deixe o #mimimi na creche
Não faça como um adolescente e ~xingue muito no Twitter~ quando acontece algo desagradável na sua vida pessoal ou profissional. Etiqueta, elegância e educação nunca são demais. Poupe seus seguidores do seu #mimimi e se por acaso tiver algum problema com alguém procure resolvê-lo por mensagens privadas.

Por fim, o principal ponto de todos, destacado pela Tatti Maeda da Mesh.Up:

• Seja humilde
Crescemos, nos desenvolvemos mas continuamos sendo um eterno aprendiz!

Texto postado originalmente no SocialMediaCast.

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